quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Falamos português ou inglês?

Olá à todos, hoje, passeando pela internet, deparei-me com um blog que trazia exatamente este assunto.
Nós falamos português. O nosso idioma é riquíssimo em palavras. Para cada palavra existe uma infinidade de sinônimos. Podemos escolher o que melhor se encaixa no assunto que estamos falando ou escrevendo.
Há muito anos fico revoltada quando ouço em programas de televisão, sejam eles quais forem, as pessoas falando palavras em inglês (e achando que estão "abafando". Que pobreza!). Afinal de contas estamos onde? Nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Inglaterra? Não, estamos no Brasil e o nosso idioma é o português, com muita honra. Já estive em outros países e quando as pessoas nos ouvem falando português somos elogiados pelo nosso modo de falar, que é claro e agradável ao ouvido. 
Quem tem  os meios de comunicação nas mãos tem o dever de utilizá-lo bem, a começar pelo uso correto do nosso idioma. Os chefs de cozinha, ganham de qualquer outro, querem ser tão sofisticados utilizando palavras em inglês, só que esquecem que uma grande parte da população que lhes dá audiência são de pessoas simples, que muitas vezes não tem nem o ensino fundamental.
Por quê usar palavras em inglês, tais como: "sale", "off", "bowl", "craft", "petshop", "top" e outras tantas? Para todas essas palavras que exemplifiquei, nós temos as palavras em português: "sale" = liqüidação, "off" = desconto, "bowl"- tigela, "craft" = artesanato, "top" = mini blusa etc.
Vamos fazer um movimento contra o inglesismo no nosso já tão sofrido português.
Estamos no Brasil, portanto, vamos FALAR e ESCREVER PORTUGUÊS.
Abraços carinhosos.

2 comentários:

  1. Olá, leio sempre o seu blog e não pude deixar de comentar. Primeiro, vale o movimento pq alguns casos estão ficando exagerados mesmo e temos que resgatar o nosso bom e velho português. Mas estamos tão acostumados que as vezes é difícil. Você por exemplo usou a palavra "chef" que é francês. A nossa língua é essa mistura mesmo, assim como a nossa raça, crenças, etc. Abçs

    ResponderExcluir
  2. Patabéns pela iniciativa!
    penso igualzinho a você e por isso estou contigo no "movimento contra o inglesismo" em nosso País.
    Denikyt

    ResponderExcluir